Quem Somos

Em resultado da determinada vontade do Instituidor JÚLIO DOS REIS ROMEIRA PINTO, surgiu a FUNDAÇÃO D. ROMEIRINHA.

Criada por escritura pública no então Cartório Notarial de Vila Real de Santo António em 9 de Junho de 1998.

Sendo que, foi decisão assim do nosso Instituidor, eleger a Fundação como sua única e universal herdeira, erguer na sua freguesia um Lar para a 3ª idade – independentemente de outras respostas sociais que daí resultem – e, finalmente e não menos importante -, homenagear a sua mãe, através do nome atribuído à Instituição.

Porque assim era conhecida a sua mãe MARIA JOSÉ ROMEIRA PINTO, na freguesia.

Para o efeito, e num primeiro momento, o Senhor JÚLIO PINTO, procedeu à doação de uma parcela de terreno apta para erguer a edificação social pretendida, e desde logo, designou as pessoas da sua confiança para a composição dos respectivos órgãos sociais, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, integrado por oito membros.

Com o falecimento do Senhor JÚLIO PINTO em 1 de Junho de 1999, a Fundação assumiu a posição de seu único e universal herdeiro, conforme vontade daquele, manifestada por testamento. Passando assim, o património do autor da herança a integrar a propriedade da Instituição.

Nos dois anos seguintes, a Fundação D. Romeirinha, conseguiu ser reconhecida e inscrita no registo da Direcção Geral da Acção Social enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) bem como ver reconhecido o seu Estatuto de Utilidade Pública com as devidas e respectivas publicações no Diário da República.

A Fundação está sediada na Rua Nossa Senhora da Luz, nº 32 na Luz de Tavira, local que correspondeu à residência do Instituidor bem como da mãe, assim homenageada pelo seu filho, através da atribuição do seu nome à Fundação!

Actualmente (Fev./2018), a composição dos órgãos sociais é a seguinte:

Conselho de Administração:

Presidente: Rui Jorge Semião Silva

Vice-Presidente: Maria Gabriela de Mendonça

Vogal: Maria José Fernandes Norberto Fernandes

Conselho Executivo:

Presidente: Dinis Manuel da Palma Faísca

Vice-Presidente: Ricardo Manuel Estácio Massano

Secretário: Lucília Maria Emídio Fernandes

Tesoureiro: João Carlos Martins da Silva

Vogal: Carlos Manuel Ramos do Carmo

Conselho Fiscal:

Presidente: Maria Luísa de Mendonça Cabeçudo

Vogal: Luis Manuel de Mendonça Felício Cavaco Henriques

Vogal: Maria Aline Pacheco Chagas Silvestre

Última actualização: 2018-02-07

Fundação D. Romeirinha
Rua Nossa Senhora da Luz, nº 32 — Sítio da Igreja
Luz de Tavira - 8800-113 Tavira

Copyright © Fundação D. Romeirinha. Todos os direitos reservados.

W E B  D E S I G N